Respostas

2014-08-20T20:40:41-03:00
GAROTO Um átomo perde ou ganha eletrons o número de prótons continua o mesmo e tem carga positiva e lembre-se a massa do atomo esta concentrada no núcleo e os neutrons que também estão no núcleo não tem carga.Quando se torna íon,vamos ver o caso clássico do Na , quando ele perde o eletrón passa a ser um íon com oito eletrons na camada subsequente tornado-se mais estavel que o átomo normal e portanto com uma camada a menos, fica menor. 
A melhor resposta!
2014-08-21T09:52:42-03:00
Em primeiro lugar o núcleo tem carga positiva e isso foi comprovado Ernest Rutherford, em seu expeirmento com particulas alfa.
Outra coisa, se um atomo perde eletrons (cátion) ele fica com um volume menor , pois a atração nucleo eletrosfera é mais acentuada.
1 5 1