Respostas

A melhor resposta!
2014-08-20T21:20:33-03:00
A começar pelas plantas, cada especie vegetal possui uma necessidade básica de água, isto quer dizer que cada uma possui uma afinidade própria e com isto haverá uma diferença da quantidade necessária para que uma especie "x" possa completar seu ciclo biológico.
Em relação aos solos, é necessário citar que o solo possui três componentes básicos: areia, silte e argila. A areia possui grãos que não possuem cargas elétricas, a argila é um dos constituintes dos solo que possui coloides dotados de cargas elétricas (devido sua particularidade de ser composto por partículas muito pequenas) isto possibilita um aumento na adesão de água no solo, já o silte por outro lado é o intermediário entre a areia e a argila, suas partículas são um pouco maiores que a argila e geralmente está ligado a cimentação dos solos.
Então vamos ao que interessa, solos que possuem sua constituição com uma porcentagem maior de areia, irão necessitar de uma quantidade maior de água, pois estes possuem taxa de infiltração alta (o solo não retem a água por muito tempo) de tal forma plantas que estiverem nestes solos poderão sofrer por falta de água. Estes solos também possuem menos tendência ao encharcamento.
Nos solos argilos o contrário acontece, por possuírem cargas coloidais estes solos possuem um grande poder de retenção de água e assim conseguem manter as plantas com água por um período de tempo maior, porém por apresentar um retenção muito alta estes solos estão sujeitos a encharcamento (caso haja precipitação por longos períodos) isto acarreta a falta de oxigênio no solo e pode levar a morte das plantas no solo (as plantas usam suas raízes para respirar e trocar gases com a atmosfera. 

Creio que você possa chegar a outras conclusões a partir destes pontos. Eu poderia escrever sobre este tema por horas.
3 4 3
Muito obrigada moço!!!! Me ajudou muito :) ;)
De nada, faz parte de minha profissão :D
Deu para entender bem?
Siim!