Respostas

A melhor resposta!
2014-08-20T23:04:11-03:00
Vamos aqui destacar:
A1 = -1 (Primeiro termo da sequência)
r = 4 (Intervalo entre os termos)
n = 20 (Número de termos dessa sequência)

Utilizaremos o termo geral de P.A para achar qual número é o A20:
An = a1 + (n-1) . r
A20 = -1 + (20-1) . 4
A20 = -1 + 19.4
A20 = -1 + 76
A20 = 75

Vamos fazer a somatória dos termos.
S =  \frac{A1+A20}{2} . n
S =  \frac{-1+75}{2}.20
S =  \frac{74}{2}.20
S = 37.20
S = 740 
2 3 2
Caraaaaaa, eu coloquei 10 no lugar de 19, a resposta do carinha ali de baixo está correta! KKKKKKK
2014-08-20T23:06:35-03:00
Primeiro vamos descobrir a razão e o 20ª termo:
A2=A1 + r
3= -1 + r
r= +4
A20=A1 + (20-1)4
A20= -1 +19 × 4
A20= -1+ 76
A20=75

agora a soma dos 20 primeiros termos:
S20=(A1 + A20)20 / 2
S20=(-1 + 75)20 / 2
S20= +74 × 20 / 2
S20= 1480 / 2
S20= 740

1 5 1