Respostas

2013-08-14T12:17:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Linguagem é uma forma de comunicação. Se ela usa palavras, é verbal. se usa cores, sons, movimentos corporais, é não-verbal.
2013-08-14T20:47:41-03:00
Conceito de linguagem seria a explicação sobre o que é linguagem. Daí existem 3 concepções.

1. Linguagem é a expressão do pensamento. A capacidade de usar a linguagem é tida como algo divino e inerente ao ser humano. Segundo essa concepção, as ideias se formam dentro da mente usando princípios lógicos e são exteriorizadas por meio de um código linguístico. Dessa forma não espaço para inadequações e variações. O pensamento e a linguagem seriam a mesma coisa, se o indivíduo não consegue se expressar por meio de determinado código linguístico, significa que não sabe pensar.

2. Linguagem é um instrumento de comunicação.Nessa concepção o código linguístico é uma ferramenta para que o indivíduo possa se comunicar, mas não é algo inerente e sim adquirido, aprendido. O indivíduo sabe pensar, tem ideias, mas precisa aprender a linguagem, o código para poder colocar esses pensamentos para fora.

3. A linguagem é uma forma de interação. Nessa concepção de linguagem, não existe uma única forma de se comunicar ou de utilizar a linguagem, os códigos linguísticos. Tudo vai depender da situação real de comunicação, do contexto histórico e social, dos objetivos, do interlocutor, etc.

Linguagem verbal é aquela que utiliza palavras para estabelecer a comunicação, seja de forma oral ou escrita.

Linguagem não-verbal é aquela que não utiliza palavras para estabelecer a comunicação, e sim outros recursos como sons (música), imagens, gestos, símbolos, etc.