Respostas

  • Usuário do Brainly
2015-01-25T12:40:53-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Nas primeiras décadas do século XX o mundo vivia um momento de avanço tecnológico e industrial, os países industrializados para manter esse avanço utilizavam muita matéria primas vindas das suas respectivas colônias. Com o passar do tempo criou-se uma disputa acirrada entre esses países que acabou dando inicio a primeira guerra mundial. O conflito se iniciou em 1914, com a morte de Francisco Ferdinando, príncipe que era herdeiro do trono Austro-Húngaro, morto por um membro de uma organização sérvia, que era totalmente contra o domínio da Áustria-Hungria sobre a região dos Bálcãs, situada a sudeste da Europa. Tal ocorrido foi o estopim para o inicio da guerra, que começou com a declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia.
 A Primeira guerra mundial é dividida nas seguintes fases: Guerra de movimento - Com o início dos conflitos, as nações envolvidas começaram a fazer as suas políticas de alianças com outros países , garantindo apoio aos seus aliados em uma possível retaliação inimiga,  juntos formaram a Tríplice Entente e tríplice Aliança; Guerra de posições - Período em que se estabeleceram as estratégias do conflito e a guerra das trincheiras, período em que os soldados se abrigavam em buracos (trincheiras) se escondendo do poder inimigo. Isso se dava porque ambos os lados em conflito, Tríplice aliança e entente se encontravam em equilíbrio bélico, impossibilitando que os seus exércitos avançassem em territórios inimigos e assim ficassem entrincheirados; E por última fase, as ofensivas – Período em que se intensificou os combates, devido a entrada do Estados unidos no conflito, onde os mesmo utilizavam armamentos nunca antes utilizados como, por exemplo, Tanques e aviões para bombardeio. Essa força bélica culminou com a vitória da Tríplice Entente e com a conseqüente derrota da aliança inimiga, onde os países perdedores, pelo tratado de Versalhes, teriam que ceder parte dos seus territórios, diminuírem o contingente dos seus exércitos e pagar altas taxas de impostos para as nações vencedoras. Este conflito teve como grande conseqüência a morte de 8 milhões de pessoas, envolvendo civis e militares. 
1 5 1