Os ovos dos répteis apresentam algumas particularidades que permitem que sejam classificados como "ovos terrestres". Que características são essas? Comente a respeito da principal novidade adaptativa desse tipo de ovo em relação ao dos anfíbios.

1

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-08-14T16:06:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiramente, o ovo passou a ter uma proteção em sua volta, que é a "casca". Esta proteção evita que o embrião se desidrate, já fazendo-o independente em relação a água. Nos anfíbios, o ovo não possui casca, obrigando que eles sejam depositados na água.

Além disso, surgiram os anexos embrionários, como saco vitelínico, âmnio e alantoide. No saco vitelínico, se encontra o vitelo, reserva energética que o embrião consome até se desenvolver; o âmnio protege contra choques e o alantoide armazena excretas nitrogenadas, como acido úrico, que é pouco tóxico, já dando mais independência, pois anfibios excretam amonia, que é MUITO tóxica, mas soluvel em agua, obrigado-os a ficarem na água.
5 5 5