O ovo dos répteis e das aves tem uma casca que faz com que o embrião possa se desenvolver no seu interior, de forma quase independente, sem correr riscos de desidratação. Mesmo assim, o embrião depende diretamente de uma substância retirada do ambiente para que ele possa se desenvolver. Qual é essa substância? Inversamente, que substância (ou substâncias) esse tipo de ovo libera no ambiente? Que característica da casca do ovo permite que ele realize essa troca de substâncias com o ambiente?

1

Respostas

2013-08-14T18:43:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O embrião precisa de água para se desenvolver, e como são enterrados em locais quase secos, a água é essencial para o seu desenvolvimento, que é obtida pela umidade. Como são animais de pouca água, eles liberam ácido úrico nas suas excretas, que é pouco tóxico, porém precisa de gasto de energia para transformar. O anexos embrionários são responsáveis pelo desenvolvimento do embrião, e que realiza trocas gasosas e de eliminação de excretas é o alantoide.
4 4 4