Respostas

2014-08-22T10:40:40-03:00
-> Império Colonial Britânico: foi o maior império em terras não contínuas do mundo, sendo o mais poderoso do século XIX, seu "território" espalhava-se na América do Norte (Canadá), na América do Sul (Guiana Inglesa e Ilhas Falklands), no Caribe e América Central (Jamaica, Belize, etc), na África (praticamente toda porção Oriental e parte da Ocidental), na Ásia (parte do Oriente Médio e do subcontinente indiano), ainda Austrália e partes da Oceania.

-> Império Colonial Francês: império que a França estabeleceu na África, Américas e Oceania entre os séculos XVI e XX. No século XIX era o 2º maior em extensão territorial (contínua ou não contínua), no Continente Americano suas colônias eram a Guiana Francesa (América do Sul) e o Quebec (América do Norte, mais tarde tomado pela Inglaterra), e na América Central e Caribe colonizou as ILhs de Martinica, Guadalupe, São Pedro & Miquelão, além do Haiti. A Ilha de Saint Martin foi dividida com a Holanda. Paticamente todo o Norte, Leste e Centro africanos eram colônias francesas, além de colônias na Ásia e Oceania.

->Império Colonial Alemão:  no século XIX a Alemanha  era a 2º nação mais industrializada da Europa, porém devido a sua unificação recente partiu tarde para buscar colônias; obteve algumas na Oceania e possuia parte da Nova Guiné. A Alemanha arrendou a Província chinesa de Shandong e comprou da Espanha as Ilhas Carolinas e Marianas. Em 1899, Alemanha e Estados Unidos dividiram Samoa.Na África conseguiu Togo, Camarões, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Namíbia.

 ->Império Colonial Neerlandês (ou Holandês):Apesar de não ter sido tão extenso como outros impérios, ainda assim tinha presença em todos os continentes, desde as Índias Orientais Neerlandesas (atual Indonésia), passando pela colônia do Cabo (na África do Sul) até às Caribe, onde ainda subsistem as Antilhas Neerlandesas, que são ainda parte do Reino dos Países Baixos, embora autônomas. 

->Império Colonial Belga: era um Império insignificante Consistia em três colônias que que tiveram posse entre 1901 e 1962, todas em África: 
* Congo Belga: 1885 - 1960 
* Ruanda: 1919 - 1962 (obtida dos alemães após a Primeira Guerra Mundial) 
* Burundi: 1919 - 1962 (obtida dos alemães após a Primeira Guerra Mundial).
 
Ainda haviam os fracos Impérios Espanhol e Português; mais ainda sim tinham certa importância no cenário mundial.

 ->Império Colonial Português: foi o primeiro e mais duradouro dos impérios coloniais europeus modernos, abrangendo quase seis séculos, da tomada de Ceuta em 1415 ao retrocesso de Macau à República Popular da China em 1999.Teve ao longo de sua História colônias na América do Sul(Brasil),África(no seu auge quase toda a costa da África),Ásia,índia e Oceania. 

->Império Colonial Espanhol: foi o segundo e posteriormente o maior Império colonial europeu moderno. Espalhava-se pelas Américas (menos o Brasil), África, Ásia e Oceania.
9 5 9