Respostas

2014-08-22T14:06:26-03:00
As cruzadas foram expediçoes militares organizadas pelas altas autoriedades da igreja católica e pelos nobres europeus, entra os séculos XI e XIII. Tinham como objetivo libertar lugares consiferados( Jerusalém e outras regiões da Plestina ) do poder dos povos muçulmanos do Oriente.
O início das Cruzadas ocorreu em 1095 quando o Papa Urbano II, no Concílio de Clemont, fez apelo aos cristãos para que participassem de uma Guerra Santa contra os muçulmanos, que dominavam lugares sagrados do cristianismo -Jerusalém, cidade do Santo Sepulcro. 
2014-08-22T14:36:28-03:00
                      As cruzadas:
A Europa do ano 1000 passava por uma intensa crise social.Muitos servos foram expulsos e outros abandonaram o campo, os senhores feudais haviam perdido uma grande quantidade de terras, Jerusalém que pertencia a igreja católica estava sob o domínio dos muçulmanos.Como solução e busca pela libertação de Jerusalém , a igreja católica sob o comando do Papa Urbano II , lança os Movimentos Cruzadista.

A ideia então inesperada  causou inicialmente uma creto espanto.O papa Urbano II , afim de acender as "chamas" de participações nesses movimentos, estabeleceu que todos os que participassem no mesmo iriam obter a indulgência que pelo mesmo seria dada.Com isso e a medida que o movimento ganhava força , nobres , camponeses e cavaleiros que possuíam objetivos que acreditavam que iriam fazer se vivos nesses movimentos começavam a se integrar nas Cruzadas.

Esses guerreiros e peregrinos cruzaram  enormes extensões de terra , passando muitas vezes fome , o que resultou em várias derrotas , como também vitórias .Porém , a mesmo com o esforço  a igreja não obteve muito exito : a igreja pode ter acesso a Jerusalém , desde que quem lá fosse estivesse desarmado , sendo que esta continuou sob o poder dos muçulmanos.Assim, ao longo dos anos vários imperadores e príncipes tentaram reconquista - la , sem obter nenhum sucesso.

Apesar desses insucesso , as cruzadas foram muito importantes pois, foi através delas que as rotas comerciais do mar Mediterrâneo foram conquistadas , como Gênova e Veneza , o que ajudou muito no que se diz ao estimulo ao Renascimento Comercial, com a consequente crise feudal , e com o chamado êxodo rural.