Um ponto material, lançado verticalmente para cima, atinge a altura de 20 m. Qual a velocidade de lançamento? Adote g=10m/s²
use uma dessas formulas:
V=V0+gt
S=S0+V0+1/2gt²
V²=V0²+2gΔs

2
como se resolve???
Eu fiz aqui mas não tenho certeza se está certo primeiro fiza equação de torriceli V²=V0²+2gΔs = 0 +2 -10*20m 0+40= √ 40 - raiz quadrada de 40 é 6,3 agora a primeira equação v=0+10*6,3
v=0+ (-10) * 6,3 v= 0 + 63 = 63m/s

Respostas

2014-08-22T15:34:25-03:00
A gravidade nos casos de lançamento funciona como aceleração, quando o lançamento é vertical para cima, usa-se -g, pois está indo contra a gravidade.
1 5 1
outra correção, S=S0+V0t-gt^2/2
adotando S0= 0, usa-se V^2=V0^2-2gdeltaS:
v^2=-2.10.20
v=20 m/s
A melhor resposta!
2014-08-22T16:39:29-03:00
Bom antes de usar qualquer uma dessas formulas vamos usar essa h=g.t²/2 (g e t sobre 2), para encontrarmos o tempo e depois utilizar V=V0+gt, em que:

1° Formula
h= altura; 20m
g= gravidade; 10m/s²
t= tempo;  ?

Substituindo,

h=g.t²/2
20=10.t²/2
20=5t²
t²=20/5
t²=4
t= 
 \sqrt{4}
t= 2s.

2° Formula

V= Velocidade;  ?
v0= velocidade inicial;  como ele não informou temos que é nula(0);
g= gravidade; 10m/s²
t= tempo; (2s) como encontramos na formula de cima;

Substituindo,

V=v0+gt
V=0+10.2
V=20m/s

Temos que esse corpo tem uma velocidade de 20m/s em sue lançamento.
1 5 1