Respostas

2014-08-22T22:02:26-03:00
A sociologia de Max Weber foi produzida na efervescência intelectual européia, a partir do século XVIII, em meio aos debates travados entre a corrente até o momento dominante, o positivismo, e seus críticos. Considerado, junto com Marx e Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna, Weber foi o principal representante do individualismo metodológico.Weber concebe o objeto da sociologia como “a captação da relação de sentido” (caráter social) da ação humana. Em outras palavras, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram. O autor desenvolveu sua investigação sociológica a partir da multiplicidade de casos individuais e do delineamento de modelos empíricos de análise, revelando-se este método decisivo nos estudos de cultura comparada. A sua concepção de uma sociologia abrangente partia do conceito de conduta social, segundo o qual a Ciência devia explicar o fenômeno social a partir da investigação do comportamento subjetivo, que vincula o indivíduo a seus atos. A investigação seria baseada também nos interesses e nos juízos subjetivos do ser humano.A sociologia weberiana busca compreender e interpretar a Ação Social nas suas causas e efeitos, entendendo a ação dentro da conexão de sentidos em que é produzida. Para Weber, a crescente racionalização da vida (tanto na economia, quanto na prática política e na vida religiosa) é um tema central para a compreensão da sociedade moderna ocidental. Embora se manifeste de diversas formas e com diferentes motivações, a racionalização, para Weber, pode ser compreendida como o crescimento do formalismo na regulação das ações.Em relação ao estudo da sociedade capitalista, tema muito caro a Weber assim como a Marx, a abordagem weberiana contrasta com materialismo dialético, que ele criticava por seu “monismo causal”2, ou seja, por considerar apenas um aspecto, o econômico, na análise sobre o surgimento e desenvolvimento do capitalismo. Para Weber, uma das  1A primeira versão do texto de Max Weber foi publicada originalmente em 1904 e 1905 em revista editada pelo próprio autor. Uma segunda versão, revista pelo autor, foi publicada no ano da sua morte, 1920. A editora Companhia das Letras fez uma nova edição em comemoração ao centenário do livro, em 2004, onde o texto base é o da edição original, com notas em que é apresentada e comentada versão final (de 1920).2 QUINTANEIRO, T., BARBOSA, M.L., OLIVEIRA, M.G. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.107
1 5 1
Muitoooooo obrigadaaa! Ajudouu muiiiitooo akiii
A melhor resposta!
2014-08-23T10:40:31-03:00
Classes sociais e parâmetros para o i divíduo que quisesse entrar na sociedade e ser considerado como alguem.
2 5 2