Respostas

2014-08-24T18:16:07-03:00
A alternativa correta é a B
são apenas 20 aminoácidos para todas as possibilidade de combinações de três bases. Logo, diferentes bases podem resultar num mesmo aminoácido (há sequências redundantes).
EX:
DNA: GGT GGG
RNA: CCA CCC
Aminoácido: Prolina + Prolina
A melhor resposta!
2014-08-24T18:18:14-03:00
Bom, vamos lá. A resposta correta é a letra D. Mas irei explicar o porquê.

Vamos ver porque as outras opções estão erradas:
A: A letra A está completamente errada, pois códon é uma sequencia de 3 bases nitrogenadas e não de 3 nucleotídeos e são responsáveis por codificar aminoácidos e não bases nitrogenadas.

B: Na B, está correto ao afirmar que o código genético é universal, porém não é pelo o que está escrito e sim porque é capaz de funcionar da mesma maneira em todos os organismos da Terra.

C: A C diz que para cada aminoácido só existe uma trinca de bases nitrogenadas, quando na verdade para vários aminoácidos existem mais de uma trinca de bases nitrogenadas (geralmente 3).

E: Errada pois o códon está presente no RNAm(mensageiro) e o anticódon se encontra no RNAt(transportador)

Espero que tenha entendido, qualquer dúvida só escrever aqui ^-^

D está correta, pois a sequencia de códons (tricas de bases) do RNAm que irá determinar a sequencia de aminoácidos, que por sua vez irão determinar a proteína a ser formada.



1 5 1