Respostas

2014-08-25T00:24:05-03:00
O iluminismo, por ser um movimento cultural e filosófico, tinha como principais características a mudança nos ideais do povo daquela época. Para eles, o pensamento racional e o antropocentrismo passaram a estar à frente das crenças religiosas e do teocentrismo. Buscavam conhecer a natureza para encontrar explicações científicas pro que antes era justificado apenas pela fé. O iluminismo criticava o antigo regime político instaurado (monarquia absolutista e controle da Igreja Católica), onde muitos defendiam a instauração de uma república ou monarquia parlamentarista. Eram a favor de uma economia liberal onde não houvesse nela a intervenção do Estado e fosse possível ocorrer mudanças sociais (os burgueses que lideravam o movimento desejavam ter condições de subir na "pirâmide" social).
2014-08-25T08:56:18-03:00
Características do Iluminismo

* A razão como base do conhecimento.
* Combatia o absolutismo, o direito divino dos reis, a intolerância religiosa e a   política mercantilista.
* Defendia a educação, pois só através dela seria possível alcançar a razão.
* Foi difundido pela imprensa, pelos salões literários, pela maçonaria e por outras   publicações, destacando-se a Enciclopédia, uma obra sistematizada por Diderot  e  D'Alembert, composta por 35 volumes, e que divulgava todo conhecimento  existente. Recebeu a colaboração de diversos filóssofos da época, como Voltaire,  Rousseau e Montesquieu, entre outros.
* O iluminismo serviu de base para o movimento de independência dos Estados   Unidos da América, para os franceses na luta contra o absolutismo e para os líderes da América Latina nas lutas de independência.