Respostas

2013-08-15T19:42:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Carry,

A teoria da geração espontânea afirmava que a vida era que surgia facilmente, de modo que os seres vivos surgiam da matéria inanimada, com jacarés e cobras, por exemplo, se originando do lodo dos rios. A ideia da força vital era algo semelhante, proposta pelo inglês John T. Needham, em 1745, ao descobrir que, mesmo após ferver e engarrafar um líquido com substâncias nutritivas, ao deixar os recipientes em repouso por alguns dias e olhar ao microscópio, encontrava micro-organismos. Assim, ele dizia que as substâncias nos frascos continham "uma força vital", que poderia ser entendida como matéria não-viva com capacidade de gerar seres vivos.

Vê-se, portanto, que a teoria da força vital é um tipo de teoria da geração espontânea ou abiogênese. 

[Vale ressaltar que, Lazzaro Spallanzani repetiu o experimento de John T. Needham e concluiu o óbvio: o tempo insuficiente de fervura e a vedação ruim é que permitiam a entrada ou a continuidade dos micro-organismos encontrados nos frascos analisados pelo cientista inglês. Com isso, o italiano ajudou a mostrar a fragilidade da teoria da geração espontânea, abandonada, posteriormente, em razão das descobertas de Louis Pasteur. ^^