Leia a tirinha:
a) Comente o efeito provocado pelo novo significado dado pelo comediante à palavra 'salgueiro' , no último quadrinho.
b) A expressão 'para hipertensos' refere-se a qual termo? Esse termo pertence a qual classe gramatical?
c) Qual é a função sintática da expressão 'para hipertensos'? Explique.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-25T14:11:52-03:00
A) "salgueiro",ganhou o significado de "sal","salgado",por isso não é indicado aos hipertensos,pois não podem consumir sal.
b)"para hipertensos" se refere a pessoa que tem problemas de pressão alta. "PARA"-preposição,"HIPERTENSOS"-substantivo
c)Função sintática- complemento nominal
6 5 6
2014-08-25T16:28:16-03:00
A) O COMEDIANTE DEU O SIGNIFICADO DE SAL PARA SALGUEIRO QUANDO ELE DIZ QUE "SALGUEIRO É CONTRAINDICADO PARA HIPERTENSOS. SABENDO-SE QUE NA HIPERTENSÃO É PROIBIDO O CONSUMO DE SAL, CONCLUI-SE QUE ELE DEU ESSE SIGNIFICADO A SALGUEIRO.
b) SALGUEIRO
c) COMPLEMENTO NOMINAL DE CONTRAINDICADO

2 5 2