Respostas

2014-08-25T14:12:58-03:00
Pensando no sentido mais amplo das histórias em quadrinhos (HQs), que é o de narrar por meio de sequências de desenhos, podemos perceber que a origem desse conceito é bem antiga. Já nas épocas mais remotas da Pré-História, os homens das carvenas já faziam uso de pinturas rupestres para narrar acontecimentos. Outro fato interessante, é que no século 19, alguns artistas como o suíço Rudolph Töpffer, o francês Georges Colomb e o italiano Angelo Agostini, já tinham pensado em unir texto e imagem.

Agora, pensando no sentido mais moderno do termo histórias em quadrinhos, esse tipo de produção literária começou de maneira definitiva pelas mãos do artista norte-americano Richard Outcault, em 1895.

A linguagem das histórias em quadrinhos, bem como o uso de personagens fixos que contam uma história por meio de ações fragmentadas em balões, surgiu primeiramente nos jornais sensacionalistas de Nova York. A primeira história em quadrinhos de que se tem notícia é a chamada “Yellow Kid” – Menino Amarelo, que fez enorme sucesso nos Estados Unidos.

Foi a partir de Yellow Kid que as características importantes das histórias em quadrinhos passaram a ser empregadas.
1 1 1