Respostas

2013-08-15T20:58:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Victória,

As características básicas da economia dos países desenvolvidos está no predomínio de atividades ligadas ao desenvolvimento de novos produtos, ideias, e serviços, com base em uma economia criativa, fortemente apoiada em estímulos à educação de qualidade, pesquisa, inovação, leis de proteção à propriedade intelectual, dentre outras. Com isso, os países desenvolvidos agregam conhecimento e tecnologia na matéria-prima que, na maioria das vezes, vem de nações subdesenvolvidas, como o Brasil. Veja, por exemplo,  o caso da Suíça e do Japão. Já ouviu falar do chocolate suíço? Agora se pergunte quantos quilos de cacau o país europeu produz... Nenhum. Ele importa todo o cacau da África e de outros países. O Japão é conhecido pela produção de carros, eletrodomésticos e robôs. Sabe de onde vem o ferro e outros minerais necessários para isso? Do Brasil...

Assim, os produtos dos países desenvolvidos são mais caros, pois costumam ter uma maior validade que as matérias-primas (imagine a durabilidade de mangas e melancias quando comparadas a de aparelhos de televisão ou carros).  Já os países desenvolvidos trabalham com a criação de produtos inovadores, sem ou com pouca concorrência no mercado, de modo que os valores são bem mais elevados (pensem no preço de carros ou aviões, por exemplo). Com isso, conseguem agregar valor aos seus produtos, gerando mais empregos, desenvolvimento, educação, e tecnologia.

Essa é a razão pela qual as principais empresas do mundo, nos mais diferentes campos, têm suas origens em países desenvolvidos, como a Nestlé - Suiça; Google, Coca-cola, MacDonalds, Pepsi, Nike, Microsoft, IBM, dentre muitas outras- Estados Unidos.
1 5 1