Respostas

2014-08-25T18:20:36-03:00
O populismo surgiu na América Latina através de um processo que inaugurou uma nova configuração aos campos sociais e econômicos a serem experimentados, em diferentes níveis, nos países desta região. A partir da década de 1930, o recuo das economias européia e norte-americana possibilitou a expansão do parque industrial em Estados antes marcados por sua atuação, quase exclusiva, no mercado agro-exportador. 
1 4 1
A melhor resposta!
2014-08-25T18:33:23-03:00
Esta coleção trabalhará as relações políticas do Brasil durante o período denominado Era Vargas. O objetivo destas aulas consiste em problematizar o conceito de populismo, bem como perceber como Getúlio Vargas negociou a consolidação desta prática política num contexto histórico onde as relações de trabalho se formalizavam e o Brasil buscava sua industrialização e modernização. A primeira aula discutirá os conceitos de oligarquia e cidadania no contexto da República Velha. As aulas 2 e 3 discutirão o movimento revolucionário de 1930 destacando seu impacto da conjuntura econômica e social do país. A aula 4 analisará os primeiros anos do período conhecido como Era Vargas (1930-1934). Na aula 5 os estudantes conhecerão algumas ações do governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, assim como algumas sanções impostas pelo regime. Nas aulas 6 a 8 serão analisados a produção musical, a organização do sistema educacional e a política externa da Era Vargas no contexto do Mundo Bipolar. Na aula 9 os alunos conhecerão os movimentos trabalhistas deste período, destacando a sua formação e organização. Nas aulas 10 a 12 serão discutidos a organização dos partidos políticos e dos movimentos sociais da República Populista (1945-1964). Nas aulas 13 e 14 os estudantes retomarão alguns pontos discutidos nas aulas anteriores com o objetivo de definir o populista e identificar os governos populistas no Brasil.
2 5 2