Respostas

2014-08-25T21:25:37-03:00
Friedrich Froebel foi um dos primeiros pensadores a distinguir que a criança se expressaria através das atividades sensoriais, sendo o primeiro educador a enfatizar o brinquedo como objeto de ensino e aprendizagem. Para ele o caráter lúdico é o fator determinante da aprendizagem da criança.

Maria Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações, ela criou instrumentos especialmente elaborados para educação motora e para a educação dos sentidos e da inteligência.

Ovídio Decroly defendia um ensino voltado para o desenvolvimento do intelecto. Decroly concebia as relações dentro da escola como uma sociedade em miniatura. Elas teriam função preventiva, de garantir formação  intelectual, fisica e moral sólida para construir uma vida de cidadão. Essa formação deveria ser conduzida pelas próprias crianças desde os primeiros anos na escola.

Freinet defendia que a educação deveria extrapolar os muros da escola, das salas de aula e integrar-se com as experiencias ocorridas no meio social como: atividades manuais e intelectuais associadas a atividades de prazer: aula-campo, desenho livre, texto livre, jornal escolar, livro da vida.
1 5 1