Respostas

2014-08-25T22:00:21-03:00
Ainda é comum na contemporaneidade que, assombra a sociedade brasileira o fato de vermos crianças trabalhadoras em várias regiões do Brasil. Sabe-se que crianças e adolescentes necessitam optar pelo trabalho ao invés da escola.
Na necessidade de aumentar sua renda, famílias carentes colocam suas crianças para entrar no mercado de trabalho precocemente, aumentado drasticamente a estatística do trabalho infantil. Nesse contexto, é preciso que se tenha uma melhor distribuição de renda no país.
Além disso, essa necessidade se estende ao campo da educação, como causa, a falta de escolaridade faz com que o trabalho seja o único meio de se ascender socialmente. E como consequência, a necessidade de trabalho faz com que crianças não tenham tempo de ir para a escola. Devem ser feitos programas como Bolsa-escola, que garantem educação para a criança e maior renda para a família.
Por fim, é notório nesse contexto que a criança se torna uma mão-de-obra barata, o interesse na manutenção desse sistema é grande e difícil de ser quebrado, visto que há
muitas pessoas poderosas. Apesar de antigo, o costume das vantagens que a escravidão trazia ainda se vê presente. Deve-se fazer valer a Constituição e punir os envolvidos nesse crime de exploração.
Não há dúvida, portanto, de que a solução para se acabar com o trabalho infantil é constituída de várias etapas, mas todas elas necessitam da participação do governo. O auxílio que esse deve dar às famílias é fundamental para a exploração infantil não seja mais necessária. Assim, tudo se resume à educação, e que as crianças carentes tenham acesso às escolas e cursos.