Respostas

A melhor resposta!
2014-08-26T08:12:53-03:00

Resumo 

Trabalhando com as dúvidas e os conflitos de jovens em idade escolar, Ricardo Ramos toma como matéria ficcional uma situação aparentemente banal: o roubo de provas. 

Três alunos de uma escola particular de São Paulo – Sérgio, Carlão e Fábio – resolvem apoderar-se das provas finais para garantir aprovação no ano letivo. Por intermédio do bedel, João, tentam conseguir seu intento. Oferecem uma malha colorida importada e certa quantia em dinheiro ao funcionário, que acaba cedendo. Várias provas são compradas, e outros alunos juntam-se a Sérgio, Carlão e Fábio. Entre eles, Cristina, que recebe de Carlão, por camaradagem, apenas a prova de matemática. 

Inicialmente, o plano dos três colegas parece dar certo. Porém, os professores e a direção da escola começam a desconfiar das altas notas em toda a sala de aula e realizam uma avaliação imprevista. Os três se safam, utilizando um código elaborado pelo inteligente e criativo amigo Chico: o deslocamento de uma borracha. 

O bedel se arrepende do negócio e, devido às pressões, confessa ter vendido as provas, sendo, então, demitido. Sérgio, Fábio, Carlão e alguns outros alunos são interrogados e, ao final do inquérito, os envolvidos são expulsos. Cristina, no entanto, consegue se livrar da pena realizando uma nova prova de matemática. Os professores da escola questionam, entre si, as atitudes da direção e as formas de ensino, mas não impedem a saída dos alunos. 
Sete anos depois, o grupo de alunos expulsos se encontra novamente em uma festa de casamento. Além de comentarem o fato, falam sobre os diferentes rumos que cada um tomou e percebem que o roubo das provas é uma triste lembrança de seu passado. 

22 4 22