1) A lei 9394/96 afirma que:Art.
1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na
vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de
ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade
civil e nas manifestações culturais.§ 1º. Esta Lei disciplina a
educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do
ensino, em instituições próprias.§ 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.Associando o texto acima com os conhecimentos sobre a teoria weberiana assinale a alternativa correta



Alternativas:


a) A
lei 9394/96 pode ser compreendida como uma dominação de tipo Legal,
pois este tipo de dominação baseia-se na observação de estatutos, leis,
normas e acordos estabelecidos em sociedade



b) A
lei 9394/96 pode ser compreendida como uma dominação de tipo
Tradicional, pois este tipo de dominação baseia-se na observação de
tradição e todas as sociedade produziram concepções sobre a maneira de
educar



c) A
lei 9394/96 pode ser compreendida como uma dominação de tipo
carismático, pois este tipo de dominação baseia-se na observação de
estatutos, leis, normas e acordos estabelecidos em sociedade



d) A
lei 9394/96 pode ser compreendida como uma dominação de tipo afetivo,
pois este tipo de dominação baseia-se na observação de estatutos, leis,
normas e acordos estabelecidos em sociedade












2) De acordo com a teoria sociológica de Max Weber, é correto afirmar que os três tipos puros de dominação legítima são:



Alternativas:


a) Econômica, social e política



b) Racional, tradicional e carismática



c) Feudal, capitalista e comunista



d) Monárquica, absolutista e republicana












3) O ser
humano, ao contrário dos animais, não vive de acordo com seus instintos,
isto é, regido por leis biológicas, invariável para todas as espécies,
mas a partir da sua capacidade de pensar, a realidade que o circunda o
faz construir novos significados para essa natureza, que vão além
daqueles percebidos imediatamente. A essa construção simbólica, que vai
guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura.Assinale a alternativa que melhorexprime a ideia de cultura, levando em consideração os conhecimentos adquiridos na web-aula



Alternativas:


a) A
cultura, nesse sentido amplo, engloba a maneira como o homem se educa e
adquiri um conhecimento literário capaz de distingui-lo dos demais
homem e coloca-lo em uma posição superior



b) A
cultura é o elemento que permite classificarmos os povos entre mais e
menos desenvolvidos, a cultura é o que mantem o homem ligado à natureza.



c) A
cultura, nesse sentido amplo, engloba a língua que falamos, as idéias
de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as
ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, toda as esferas da
atividade humana.



d) A
Cultura se relaciona apenas com os conhecimentos acumulados de um povo,
este conhecimento passa pela própria evolução que as sociedades
passaram, assim existe sociedade mais evoluídas que outras












4) Assinale a
alternativa correta sobre o autor que escreveu que a integração social
entre o negro, o branco e o índio efetuou-se de forma harmoniosa, sendo
que essa miscigenação proporcionou um equilíbrio entre os diversos
grupos culturais, sendo que essa "mistura" se deu sobre relações sociais
que se fundamentavam sobre o trabalho escravo e no poder do senhor de
engenho e da família patriarcal, um dos processos da colonização
portuguesa no Brasil



Alternativas:


a) Florestan Fernandes



b) Darcy Ribeiro



c) Paulo Freire



d) Gilberto Freyre












5) Leia as proposições abaixo:I.O
livro " A integração do Negro na sociedade de Classe" apresentou o
processo de exclusão do negro na formação da cultura brasileira. II.Para
Fernandes, o negro e sua cultura sempre participaram do processo de
desenvolvimento do país, mas sempre em posição de inferioridade dentro
da estrutura social;III.Segundo o autor do livro "A integração do
negro na sociedade de Classe" o negro no inicio do processo de
colonização eram visto como mercadorias e depois da abolição da
escravidão em 1888, a presença do negro sempre foi vinculada ao trabalho
capacitado.IV.Para Florestan Fernandes a sociedade brasileira
ideologicamente e historicamente nunca colocou o negro a margem da
sociedade, visto que com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil os
negros passaram a ser valorizados como trabalhadores livres.Assinale a alternativa que traz as proposições corretas sobre a interpretação da condição do negro na sociedade brasileira



Alternativas:


a) I; II



b) I; III



c) II; III



d) III; IV










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Respostas

2015-09-24T22:34:04-03:00
1a,2c,3c,4d e 5b essas são as repostas
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