Em uma banca, o numero de revistas de culinária e de esportes totalizam 350.O dobro do numero de revistas de esporte menos o triplo das revistas de culinária é igual a 10.Quantas revistas de culinária e quantas de esporte há nessa banca?
Me Ajude, Pvr

2

Respostas

2014-08-26T19:18:33-03:00
Em sua pergunta já fala : Em uma banca, o numero de revistas de culinária e de esportes totalizam 350
Sua professora fez uma pegadinha
nOSSA vERDADE O.O
é q ta falando pa sabe o numero de revstas de cda umaa
ok
A melhor resposta!
2014-08-26T19:19:57-03:00
Vamos chamar de x as revistas de culinária e y as revistas de esportes. Sendo assim:
x + y = 350 (I)

O dobro no número de revistas de esporte (2y) menos o triplo das revistas de culinária (- 3x) totaliza 10. Portanto:
2y - 3x = 10 (II)

Temos então um sistema de equações:
 \left \{ {{x + y = 350} \atop {2y - 3x = 10}} \right.

Basta então resolver o sistema. Irei utilizar o método da substituição. Para isso, primeiro é necessário isolar uma das incógnitas em qualquer uma das equações:
x + y = 350 \\ x = 350 - y

Substituindo:
2y - 3x = 10 \\ 2y - 3(350 - y) = 10 \\ 2y - 1050 + 3y = 10 \\ 5y = 10 + 1050 \\ 5y = 1060 \\ y =  \frac{1060}{5}  \\ y = 212

Portanto, temos um total de 212 revistas de esporte nessa banca.

E encontrar também o número de revistas de culinária, bastaria subtrair do total de revistas. Portanto:
x = 350 - y \\ x = 350 - 212 \\ x = 138

Haviam então 138 revistas de culinária nessa mesma banca.
5 4 5
oBRIGADA aJUDOU MTO :)
Por nada! :D