Respostas

2013-03-15T21:12:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Período inicial do Império, estende-se da Independência do Brasil, em 1822, até a abdicação de Dom Pedro I , em 1831. Aclamado primeiro imperador do país a 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I enfrenta a resistência de tropas portuguesas. Ao vencê-las, em meados do ano seguinte, consolida sua liderança.

Seu primeiro ato político importante é a convocação da Assembléia Constituinte, eleita no início de 1823. É também seu primeiro fracasso: devido a uma forte divergência entre os deputados brasileiros e o soberano, que exigia um poder pessoal superior ao do Legislativo e do Judiciário, a Assembléia é dissolvida em novembro. A Constituição é outorgada pelo imperador em 1824. Contra essa decisão rebelam-se algumas províncias do Nordeste, lideradas por Pernambuco. A revolta, conhecida pelo nome de Confederação do Equador, é severamente reprimida pelas tropas imperiais.

A melhor resposta!
2013-03-15T21:56:17-03:00

Dom Pedro I,após vencer as tropas Portuguesa,assume o reinado,oque inicia uma nova fase na História Brasilera(Brasil Império),mas,como nem tudo é um mar de rosas o governo de Dom Pedro não foi um governo muito bom e foi marcado pelo:Assembleia Constituinte (1823), a Constituição de 1824, aConfederação do Equador (1824), a Guerra da Cisplatina, em 1825, e aabdicação de D. Pedro I (1831)(lembre-se desses fatos ok?) 

Bom,o assembleia constituente excluia o povo completamente oque gerou muitas revoltas(como a confederação do equador em Pernambuco). 

Já na guerra da cisplatina quando o Brasil declarou guerra a Argentina(rimou rs),o Brasil perdeu feio gerando muitas mortes,além de varios gastos. 

No decorrer do Primeiro Reinado, D. Pedro começou a desagradar a elite brasileira, pois criou uma Constituição que iria atender a seus interesses autoritários. 

E como se não bastasse os jornais faziam duras críticas ao imperador,manhando ainda mais sua imagem,e,sem alternativas ele abdicou o trono,pela pressão politica e oposição,deixando o trono para seu filho  Pedro de Alcântara, ,de apenas 5 anos. 

Espero ter ajudado ;) 

 

 

 

1 5 1