Na atmosfera da Terra primitiva, as descargas elétricas e as radiações eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas moléculas da atmosfera se unissem, originando as primeiras moléculas orgânicas, que eram arrastadas pelas chuvas e se acumularam nos mares primitivos. Essas moléculas poderiam ter se agregado, formando coacervados.

Coacervados não eram seres vivos, mas uma primitiva organização das substâncias orgânicas em um sistema semi­isolado do meio, podendo trocar substâncias com o meio externo e com reações químicas em seu interior.

A hipótese de Oparin e Haldane. Só Biologia. Disponível em:< <http://www.sobiologia.com.br/>. Acesso em: 16 jan. 2014 (adaptado).

Esses arranjos de moléculas são considerados importantes para entender o processo de surgimento de vida na Terra porque

2

Respostas

2014-08-27T10:35:02-03:00
Indicam que a matéria orgânica pode se organizar formando sistema isolado
2014-08-27T11:20:05-03:00
Esta citada, esta entre as mais aceitas, e também acredito que possa ter sido iniciada neste processo.
é possível que a maquinaria química sobre estas moléculas tenha continuado e evoluiu lentamente. Experiências em laboratórios mostram que certas moléculas, que constituem os blocos fundamentais da matéria viva, são formadas com grande abundância sob condições semelhantes àquelas encontradas sobre a Terra há 4 bilhões de anos.
são várias as hipóteses de surgimento da vida; mas nenhuma constituem provas, e sim sugestões.