Respostas

2014-08-27T10:48:01-03:00
Getúlio Vargas chegou ao poder através da revolução politica de 1930. Mesmo perdendo as eleições para Julio Prestes ele foi colocado no poder pelos militares. Seu governo foi marcado por ser muito autoritário e centralizador - ele fechou o poder legislativo e revogou a constituição e passou a governar o país sozinho. Gétulio foi responsavel por arrumar o Brasil em diversos aspectos: ele criou Leis trabalhistas, Justiça Eleitoral com voto secreto e FEMININO o que diminuiu a corrupção, incentivou a indústrial local (Getúlio era extremamente nacionalista e não deixava a entrada de capital estrangeiro no país), organizou o sistema de ensino do Brasil, entre outros.
O governo de Getúlio também foi marcado por inúmeras tentativas de golpe contra ele:
-Revolução constitucionalista organizada por São Paulo para tentar derruba-lo
- Intentona comunista arquitetada por Luiz Carlos Prestes que tinha como objetivo tirar Getúlio do poder e instalar o comunismo após o fechado do partido comunista ANL pelo presidente.
O plano Cohen também é muito importante pois garantiu que Getúlio permanecesse no poder após o fim de seu mandato mesmo com a impossibildiade de reeleição na época alegando uma ameaça comunista ao Brasil.
A era vargas foi marcada também pela participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial no lado dos aliados, mesmo sendo Getúlio simpatizante da política Fascista dos paises do EIXO.
Foi um presidente extremamente importante para o Brasil (o melhor na minha opinião) que conseguiu agradar ambos os lados brasileiros: Os trabalhadores e os Patrões, altém de reorganizar o país.