Respostas

2014-08-27T21:15:51-03:00
Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinda conclusão. 

Para tanto, a razão precisa realizar abstrações. Abstrair significa "isolar", "separar de". Fazemos abstrações quando isolamos, separamos um elemento de uma representação, elemento esse que não é dado separadamente na realidade. 

Quando vemos um cinzeiro,podemos ter a imagem dele, uma representação mental de natureza sensível e de certa forma concreta e particular, porque se refere àquele cinzeiro especificadamente. Ao abstrairmos, porém, isolamos essas caracteríticas por serem secundárias, e consideramos apenas o "ser cinzeiro". Rusulta daí, o conceito ou ideia de cinzeiro, que é a representação intelectual do objeto e, portanto, imaterial e geral. Ou seja, a ideia de cinzeiro não se refere àquele cinzeiro particular, mas a qualquer objeto que sirva para recolher cinzas.