Respostas

2014-08-27T19:25:31-03:00
A fecundação cruzada é observada em algumas plantas, por exemplo. O que ocorre é que, embora elas sejam hermafroditas, isto é, produzirem ambos os gametas, trocam gametas entre si para permitir a variabilidade genética, favorecendo a evolução de sua espécie.

A autofecundação é exatamente o que diz seu nome: um ser fecundando-se. Seres, novamente, hermafroditas, que possuem a capacidade de fecundarem a si.

A partenogênese consiste em um tipo diferente de reprodução que é observado nas abelhas, por exemplo. Um óvulo (n) se desenvolve sendo fecundado ou não. Caso seja fecundado, dará origem a uma fêmea (2n). Caso não seja fecundado, também dará origem a um ser vivo, no caso das abelhas, o zangão (n). O zangão (n) é concebido pela partenogênese.

O desenvolvimento direto não é um tipo de reprodução. As aves, por exemplo, possuem desenvolvimento direto, isto é o embrião já se mostra muito parecido com um ser adulto da sua espécie. Os homens, por exemplo, possuem desenvolvimento indireto, pois se passa por mudanças significativas para assumir a forma adulta da espécie (trocar os dentes "de leite", passar a produzir/maturar gametas, por exemplo).
1 5 1