Respostas

2014-08-27T20:56:55-03:00
Através da chuva,do vento e outros fenômenos da natureza
11 4 11
através da chuva, do vento,e outros fenômenos da natureza
2014-08-27T21:13:07-03:00
No planeta Terra, as forças exógenas (externas) e endógenas (internas) interagem-se e modelam a superfície do planeta, numa constante busca de equilíbrio. 
Grande parte da topografia terrestre é o resultado de processos de diferenciação que produzem a crosta oceânica e a continental respectivamente. 
A energia derivada das reações nucleares propicia a formação dos grandes relevos terrestres, através de processos que duram milhões de anos. 
A movimentação de matéria do interior para o exterior do planeta e vice-versa, é contínua, e constitui o ciclo das rochas. Os fenômenos internos são: os magmáticos vulcânicos, os plutônicos, os terremotos, os dobramentos, os falhamentos, a orogênese a epirogênese, a deriva continental e a tectônica de placas. 
O fluxo de calor interno é a mais importante fonte de energia terrestre, sendo as principais a radioatividade e a conversão de energia gravitacional em térmica. 
A maior parte do conhecimento do interior da terra é formado através de estudos geofísicos, principalmente a sismologia, através desta surgiu a idéia da Deriva Continental e a Tectônica de Placas. 
>A crosta: tem composição granítica; os oceanos têm composição basáltica - e o manto é composto principalmente por silicatos de ferro e magnésio. >Fenômenos magmáticos são: aqueles relacionados á gênese, evolução e solidificação do material em fusão do interior da terra, e que dá origem às rochas ígneas, quando se solidifica na crosta, e intrusivas, quando se solidifica na superfície. >Fenômenos metamórficos: rochas metamórficas são formadas quando rochas ígneas, sedimentares ou mesmo metamórficas - são recristalizadas a altas temperaturas e/ou pressões ou são formadas pela movimentação de placas tectônicas. >Fenômenos tectônicos são: deformações e movimentações produzidas na litosfera, devido a esforços produzidos sobre o material rochoso. Sendo os mais importantes: a movimentação de placas, o falhamento e o dobramento. >Orogenia são processos tectônicos intensos pelos quais vastas regiões da crosta são deformadas e elevadas. >Epirogênese se caracteriza por movimentos verticais lentos de vastas áreas continentais. 
Através de datações geocronológicas, em material magmático, constata-se a presença de episódios de intensa deformação crustal e forte atividade metamórfica e ígnea que incorporam um novo material à litosfera. Tais fenômenos são denominados ciclos orogênicos ou geológicos, e caracterizam as faixas móveis. Faixa móvel é uma longa e estreita região crustal que sofreu ou está sofrendo intensa atividade tectônica, com formação de rochas e deformação.
3 4 3