Respostas

2014-08-28T10:56:42-03:00
Conceito: é a diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estamentos ou classes, diferenciação esta feita de maneira hierárquica. 

A estratificação social pode ser feita através de: 
a) Castas: Um sistema de castas compõe-se de um número muito grande de grupos hereditários, os papeis das pessoas é determinado por sua ascendência, esse é um modelo de estratificação que não apresenta nenhuma possibilidade de mudança de posição social, por isso é chamado de fechado, a pessoa que pertence a uma casta só pode casar-se com um membro da mesma casta. 
Ex. A Índia a casta tinha caráter religioso. 

b)Estamentos: Constitui uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as classes e mais abertas do que as castas pó isso se diz que semi-aberto,são reconhecidos por lei e geralmente ligados ao conceito de honra, o prestigio é o que determina a posição da pessoa na sociedade. Ex.: Sociedade pré-capitalista. 

c)Classes: Constitui uma forma de estratificação social onde a diferenciação dos individuo é feito de acordo com o poder aquisitivo, não há desigualdade de Direito, pois, a lei prevê que todos são iguais, independente de sua condição de nascimento, mas há uma desigualdade de fato, como é facilmente percebível por todos. Ex.: Sociedades Capitalistas.