Respostas

2014-08-28T11:38:14-03:00
Ele dizia que o átomo era como um pudim de ameixas, onde o elétron eram cargas leves e os prótons as cargas pesadas estariam misturadas dentro do átomo. A vantagem foi a descoberta dos cátions, no caso os elétrons( cargas negativas) e os prótons( cargas positivas), Porém hoje, sabemos que não é um aglomerado de elétrons e prótons, e sim que os prótons e neutrons estão no núcleo do átomo e que os elétrons orbita em volta do núcleo, formando assim o átomo com os prótons, elétrons e neutrons, que foi a descoberta de Rutherford. 
Espero ter ajudado ! 
2014-08-28T11:48:31-03:00
As experiências de Thomson com o tubo de raios catódicos permitiram concluir irrefutavelmente a existência dos eletrons. Os corpos são eletricamente neutros. Assim, com a descoberta dos eletrons que apresentam carga elétrica negativa, concluiu-se pela existência dos protons, partículas com carga elétrica positiva.
Vantagens: o modelo de Thomson possibilitou a descoberta dos protons e eletrons. Desvantagens: não apresentava concordancia quantitativa com o que era medido experimentalmente, indicando que esse modelo deveria ser abandonado. 
espero ter ajudado! :D