(PUC, 2009) Leia:

Vai dar pra nadar no Tietê um dia?

Provavelmente, não. Mesmo que a despoluição seja um sucesso, dar um tibum no Tietê continuará sendo uma aventura arriscada. Estamos falando, claro, da região em que o rio é um tremendo nojo, próximo à cidade de São Paulo. Depois de 300 quilômetros, em Barra Bonita, a autodepuração natural do rio já consegue eliminar boa parte das impurezas, e a galera nada no Tietê sem problemas. Pelas bandas da capital, as braçadas seguirão proibidas por uma razão bem simples: sairia muito caro limpar o rio para a natação.
Giovana Tizian, portal de perguntas Mundo Estranho da revista SUPERMUNDO. Trecho adaptado e disponível em http://mundoestranho. abriI. com. br/ambiente/pergunta_287238.shtm; acesso em 12.05.09.

Em relação ao emprego da conjunção “e” [grifada no texto] e da pontuação, é correto afirmar que essa conjunção:

1

Respostas

2014-08-28T13:20:47-03:00
Vendo a questão temos que introduz oração com sujeito diferente da anterior e além de adição, confere à segunda oração valor de conseqüência; portanto a vírgula antes da conjunção e está correta.
3 5 3
= INTRODUZ ORAÇÃO COM SUJEITO DIREFERENTE DO DA ORAÇÃO ANTERIOR, E ALEM DE ADIÇÃO CONFERE A SEGUNDA ORAÇÃO...
introduz oração com sujeito diferente do da oração anterior e, além de adição, confere à segunda oração valor de consequência; portanto a vírgula antes da conjunção e está correta.
Não entendo o pq dos comentários se está igual a resposta?