Respostas

2014-08-28T23:01:33-03:00
Por sete séculos os jogos de gladiadores, ou lutas de gladiadores ou ludis gladiadorii como eram chamados na época, foram o esporte mais popular do mundo romano. Multidões de milhares de pessoas lotavam as arenas ou as ruas para verem estes homens se digladiando até a morte, lutando entre si ou contra feras. A carnificina e o derramamento de sangue gratuito eram o maior espetáculo da época, os eventos eram tratados a sério, durando semanas e até mesmo meses. No entanto as lutas de gladiadores iam além do puro entretenimento, havia outros interesses por trás das celebrações e realizações desses jogos mortais.
O relato mais antigo sobre uma luta entre gladiadores data de 264 a.C, onde os filhos do senador Decimus Brutus Pera, organizaram no funeral de seu pai a luta de três pares de gladiadores. No entanto, a origem desse combate remonta os etruscos, povo que vivia ao norte de Roma na Etrúria. Não se sabe quando os romanos de fato adotaram a encenação de tais lutas, mais comumente os historiadores apontam o século III a.C como possível manifestação dessas lutas. 
Na época, os gladiadores eram bem diferentes do que comumente vemos em imagens mais tardias ou nos filmes. Os jogos se tornaram mais elaborados e grandiosos a partir da época imperial, criando-se regras e classes para os lutadores, mas nessa época, os lutadores se vestiam de forma bem comum, e usavam como arma o gládio (gladius), espada curta padrão das legiões romanas, foi a partir da palavra gladius que se originou o termo gladiador.
1 4 1
obg *-*
De nada , foi um prazer ajudar.