Respostas

A melhor resposta!
2014-08-28T21:22:04-03:00
    Nesta aula queremos ensinar às crianças a relação do movimento de rotação e translação da Terra, com o surgimento dos dias e das noites e o tempo decorrido no intervalo de um ano. Para que este aprendizado possa ser interessante para os estudantes, o professor pode começar a aula comentando com eles a respeito da importância do Sol para a vida na Terra. Com este argumento, o professor pode introduzir o tema central da aula, que é a questão do movimento de rotação e translação do nosso planeta. Professor, sugira esta questão para seus alunos: por que o dia termina e dá lugar à noite e em seguida a noite termina e surge um novo dia? E como esta seqüência interminável de acontecimentos pode ser contada em anos? Neste momento, professor, discuta com seus alunos esta questão, coletando sugestões de como solucionar este problema.Movimento de rotação e translação da terra: (20 minutos)
    Para explicar para os alunos como funciona este mecanismo de rotação e translação da Terra, o professor pode fazer um desenho ilustrativo onde deve constar a Terra e o Sol, como na figura abaixo.Neste desenho, mostre que o nosso planeta está sempre iluminada pelo Sol em uma de suas faces. Coloque algumas setas no desenho, mostrando que a Terra gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro, em um movimento constante. Mostre que, quando uma parte do nosso planeta está iluminado, chamamos esta situação de dia. A região que neste momento se encontra na escuridão, está no que adotamos como noite. Ambos os lados que estão agora durante o dia e durante a noite, estarão em situações opostas devido ao movimento de rotação da Terra em torno de um eixo que passa pelo seu centro. À medida em que a Terra gira, a parte que era dia se torna noite e a parte que era noite se tornará dia, em um movimento incessante e periódico.    Mas e a contagem dos anos? Como ocorre, professor? Ainda no desenho da Terra e do Sol, com uma trajetória maior, mostre que o nosso planeta também realiza um movimento de translação em volta do Sol. À medida em que a Terra gira em torno de si mesma, ela também real iza um movimento de translação em torno do Sol. Quando o nosso planeta realiza uma volta completa em torno do Sol, o tempo necessário para este movimento é exatament e um ano. Mas por que dizemos que 365 dias equivalem a um ano? Isso acontece, pois podemos dizer que a cada giro do nosso planeta no seu eixo, equivale a uma fração de todo o trajeto que ele tem que fazer para dar uma volta completa em torno do Sol. Contando o número de rotações que a Terra realiza no decorrer do seu movimento de translação, veremos que este número de rotações equivalem a 365 dias.Na sala de informática: (20 minutos)
    Para que as crianças possam visualizar melhor como este processo de rotação e translação ocorre, o professor deve mostrar a eles um vídeo chamado “De onde vem o dia e a noite?”. Neste vídeo os estudantes vão acompanhar a trajetória de uma garotinha em busca da resposta para a pergunta de onde vem o dia e a noite?
1 5 1
??
deixa
a relação do movimento de rotação e translação da Terra, com o surgimento dos dias e das noites e o tempo decorrido no intervalo de um ano. Para que este aprendizado possa ser interessante para os estudantes, o professor pode começar a aula comentando com eles a respeito da importância do Sol para a vida na Terra. Com este argumento, o professor pode introduzir o tema central da aula, que é a questão do movimento de rotação e translação do nosso planeta.
R: È o Movimento de Rotação
sim muito obg
2014-08-28T21:27:40-03:00