Respostas

2014-08-28T21:57:35-03:00
Isso é bem fácil. Vou te explicar e você não vai errar mais...

Para um átomo ser eletricamente neutro ele precisa ter a mesma quantidade de prótons e elétrons, mas como nem sempre isso ocorre, surge então os compostos denominados de íons. Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions:

♦Ânion: átomo que "recebe" elétrons e fica carregado negativamente.
♦Cátion: átomo que "perde" elétrons e adquire carga positiva.

Agora vamos à atividade:
O primeiro átomo tem número atômico 20, trata-se do Cálcio (Ca). No estado fundamental, todos os átomos desse elemento possuem 20 prótons e 20 elétrons. O número de prótons nunca muda, o que muda é número de elétrons. Se esse átomo perdeu dois elétrons, significa que ele ficou com carga positiva n° de Prótons > n° de elétrons. Logo, ele é um cátion de carga "2+".
Portanto, fica
n° de prótons = 20
n° de elétrons = 18

O segundo átomo tem número atômico 35, trata-se do Bromo (Br). No estado fundamental, todos os átomos desse elemento possuem 35 prótons e 35 elétrons. Como eu já falei, o número de prótons nunca muda, o que muda é número de elétrons. Se esse átomo ganhou 1 elétron significa que ele ficou carregado negativamente: n° de elétrons > n° de prótons. Logo, ele é um ânion de carga "1-" ou simplesmente "-"
Portanto, fica:
n° de prótons = 35
n° de elétrons = 36

Espero te ajudado :) Agora vc não irá esquecer :D
2 5 2