Respostas

2014-08-29T11:43:30-03:00
Regra de três
Litros=m²
18=60
x=450
 \frac{18}{x} = \frac{60}{450}
Multiplica cruzado
60x=8100
x=8100/60
x=135 Litros

2 5 2
- Obg' é diretamente proporcional né? '-'
Sim, inversamente proporcional apenas quando um aumenta e outro diminui, no caso para pintar mais m² seria necessário mais litros de tinta. Ou seja quanto mais m² mais litros de tintas.
Sim, inversamente proporcional apenas quando um aumenta e outro diminui, no caso para pintar mais m² seria necessário mais litros de tinta, ou seja, quanto mais m² mais litros de tintas.
- Há sim'.. obg" :)
A melhor resposta!
2014-08-29T11:54:08-03:00
Oi Uindecris,

Você pode fazer uma comparação direta usando regra de três simples, pois já sabe que para pintar 60m², foram utilizados 18L. Então, dizemos que:
60m² está para 18L

A questão é, quantos litros de tinta (xL) serão necessários para pintar 450m². Representamos isso por:
450m² está para xL

Nesse caso, temos duas grandezas: Litros de tinta e área. Note que, quanto mais litros de tinta utilizarmos, maior a área que poderemos pintar. Portanto, são grandezas diretamente proporcionais (Uma cresce à proporção que a outra cresce). Para grandezas desse tipo, multiplicamos a relação em cruz. Veja:
60 m²   _____ 18L
450 m² _____  xL

60*x = 450*18
x = 8100/60
x = 135 Litros

Então, serão necessários 135 Litros de tinta para pintar uma área de 450m².

Bons estudos!
2 5 2
-Nossa' explicou tudo' muito obrigado' :)