Respostas

A melhor resposta!
2014-08-29T14:00:44-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Q=3

a PG seria (2,6,18,54,162)

a5= a1 . q elevado a 5-1
162 = 2.q elevado a 4
162/2 = q elevado a 4
81 = q elevado a 4
q = √quarta de 81
q=3



1 5 1
obrigada pela ajuda :)
de nada, linda!!!!!
2014-08-29T14:28:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Oi Iasmin,

Vamos recorrer ao termo geral de representação de uma P.G:
a_{n} = a_{1}(q^{n-1})

Substuindo an por a5 = 162 e a1 por a1 = 2, encontramos:
162 = 2(q)^{5-1} \\ 162 = 2*q^{4} \\ 81 = q^{4} \\ q =  \sqrt[4]{81}  \\ q = 3

Portanto, a razão (q) dessa P.G é 3.

Bons estudos!