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2013-03-16T23:42:14-03:00

A linguagem oral é uma capacidade especificamente humana que se desenvolve por meio das interações sociais. Isso significa que, embora o ser humano traga ao nascer a possibilidade genética de falar, tanto em função do seu aparelho fonador, quanto em função de seu sistema nervoso central, essa capacidade só irá se desenvolver se lhe forem propiciadas interações com outros falantes.

O processo de aquisição da linguagem oral não se dá pela simples memorização de palavras repetidas insistentemente para as crianças,principalmente no que se refere aos bebês, que estão iniciando esse processo. Estes precisam estar em um ambiente rico em possibilidades e interações com adultos e outras crianças que conversam com eles.

É também papel da Educação Infantil propiciar situações significativas de reflexão sobre a língua, nas quais se possibilita as crianças, por um lado, focar sua atenção na sonoridade das palavras ao invés de se centrarem nos seus significados (consciência fonológica), e, por outro, pensar sobre a organizaçãode textos orais no próprio processo de sua produção ou reprodução.

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores asinterações e brincadeiras, garantindo experiências que, possibilitem as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

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