Respostas

2014-08-29T20:57:12-03:00
No caso, você quer saber o que é verbo transitivo, porque verbo intransitivo não tem essa classificação de direito e indireto, ele é intransitivo e fim, no caso, não precisa de nenhum complemento depois do verbo. 
Transitivo direto é quando o verbo não exige uma preposição depois pra fazer sentido na frase, sendo suficiente um artigo ou nem isso. Exemplo: João comeu o bolo, ou João comeu bolo. O substantivo é suficiente pra frase ficar boa. Mas as vezes, um verbo direto pode vir com a preposição, mas se você retirá-la, ainda será uma frase boa, pois não é exigido que ela esteja lá. Já no intransitivo direito EXIGE de uma preposição depois. Exemplo: Fui ao mercado. No caso, a preposição "ao", se fosse retirada ela da frase não ficaria uma frase boa.
As vezes o verbo intransitivo  
2014-08-29T21:10:49-03:00
Intransitivo direto : A menina tomou sorvete.. A pergunta que você deve sempre fazer ( dependendo da frase claro) O que a menina tomou? (reposta sorvete)se ela estiver resposta obtendo o local( pode ser que seja local, objeto) é intransitivo direto. 
Transitivo indireto: Quando necessariamente vai precisar de preposição (a, antes, após, com, contra, para, perante, de (...) 
 Ex: Ela tomou sorvete de  banana (necessariamente necessitou da preposição)