Respostas

2014-08-30T14:46:12-03:00
O Brasil foi dividido em 15 lotes denominados capitanias hereditarias
18 4 18
2014-08-30T15:06:02-03:00
A área do Brasil na época foi dividida em 15 faixas: as Capitanias Hereditárias. Veja na imagem 1 quais eram elas e seus donatários e na imagem 2 sua localização no Antigo Brasil Colonial.

"As Capitanias Hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).   Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras.

Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária).  

Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).  O sistema não funcionou muito bem. Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.

 O sistema de Capitanias Hereditárias vigorou até o ano de 1759, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal.", diz o site História do Brasil.

Espero ter ajudado ;)
6 5 6