Respostas

2014-08-30T17:49:06-03:00
48 reais = x chocolates
32 reais = x-2 chocolates

48-32= 16 reais
16/2= 8 reais por chocolate

X=48/8
X=6
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-31T05:15:55-03:00
Pelo enunciado, com 48 reais, podemos comprar x chocolates.

Assim, cada chocolate custa \dfrac{48}{x} reais.

Além disso, sabemos que, com 32 reais é possível comprar 2 chocolates a menos, ou seja, x-2 chocolates.

Deste modo, o preço de cada chocolate é \dfrac{32}{x-2}.

Como nas duas compras o preço é o mesmo, podemos afirmar que:

\dfrac{48}{x}=\dfrac{32}{x-2}~~\Rightarrow~~48(x-2)=32x~~\Rightarrow~~48x-96=32x

Assim, 48x-32x=96~~\Rightarrow~~16x=96~~\Rightarrow~~\boxed{x=6}.

Cada chocolate custa \dfrac{48}{6}=8 reais.

Outra maneira de ver isso é a seguinte.

Com 48 reais podemos comprar uma quantidade k de chocolates.

Com 48-32=16 reais a menos, compramos 2 chocolates a menos.

Isto significa que, dois chocolates custam 16 reais, ou seja, o preço de um chocolate é 8 reais.

Deste modo, x=\dfrac{48}{8}~~\Rightarrow~~\boxed{x=6}, como antes.
1 5 1