Respostas

2014-08-30T20:47:29-03:00
O coeficiente angular (a) e -1, entao tiramos que o grafico e uma parabola com concavidade voltada para baixo. O termo independente (c) vale 3, entao o grafico corta no eixo y no ponto 3. Para achar onde o grafico corta no eixo x basta achar as raizes (iguala a 0) 

-x²-2x+3=0 
Por bhaskara ou soma e produto voce vai achar que as raizes sao x1=-3 x2=1 

Para fazer o gráfico, faca uma parabola concavidade para baixo cortando o eixo x nos pontos -3 e 1 e no eixo y no ponto 3
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-30T22:34:22-03:00
Olá, Louise !

y=3^{-2x}

De modo geral, a^{-n}=\dfrac{1}{a^{n}}

Então, y=3^{-2x}=\dfrac{1}{3^{2x}}.

Por outro lado, (a^{m})^{n}=a^{m\cdot n}, isto é, 3^{2x}=(3^2)^{x}=9^{x}.

Assim, y=\dfrac{1}{9^{x}}=9^{-x}. Vamos tomar alguns valores para x:

x=-2~~\Rightarrow~~y=9^{-2}=\dfrac{1}{\dfrac{1}{81}}=81

x=-1~~\Rightarrow~~y=\dfrac{1}{9^{-1}}=\dfrac{1}{\dfrac{1}{9}}=9

x=0~~\Rightarrow~~y=\dfrac{1}{9^{0}}=\dfrac{1}{1}=1

x=1~~\Rightarrow~~y=\dfrac{1}{9^{1}}=\dfrac{1}{9}

x=2~~\Rightarrow~~y=\dfrac{1}{9^{2}}=\dfrac{1}{81}}

Portanto, o gráfico da função y=3^{-2x} passa pelos pontos:

(-2,81),(-1,9),(0,1),(1,\frac{1}{9}),(2,\frac{1}{81})

Veja o gráfico em anexo.

Espero ter ajudado, até mais ^^
2 5 2