Questão teórica sobre níveis energéticos:
o numero de eletrons da ultima camada de um atomo de numero atomico = 17 é:
7
6
5
4
3
gostaria de saber o seguinte: quando pedem o numero de elétrons na ultima camada, qual tipo de distribuição eu devo usar? a geométrica ou a energética? (sabendo que a ultima camada pode ser diferente em cada um dos dois tipos de distribuição)

obrigado!

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-30T23:47:58-03:00
Oi David.

O elemento representado em questão é o Cloro, e o número de elétrons em sua última camada é 7.

Respondendo a sua dúvida, você sempre deve usar a distribuição eletrônica (energética). Ao fazermos as distribuições eletrônicas verificamos que a semelhança de suas propriedades químicas está relacionada com o número de elétrons de sua camada de valência (última camada). Por exemplo a do exercício, a distribuição eletrônica do Cloro é: 1s^22s^22p^63s^23p^5, a sua camada de valência é: 3s^23p^5, logo 5+2 = 7 elétrons.

Uma dica para resolver exercícios como esse mais rápido é olhar na tabela periódica a que grupo ou família esse elemento químico pertence. Exemplos: O oxigênio está localizado no grupo VIA, ou seja, possui 6 elétrons na última camada.. O Bário está localizado no grupo IIA, logo, possui 2 elétrons na última camada e por assim vai.

2 5 2
entendi. a distribuição geométrica parece não ter muita frequencia nos exercícios quando comparada com a energetica, né?
Obigado
Exato! A distribuição geométrica só é conveniente ser utilizada em exercícios como polaridade das moléculas.. tirando isto é mais utilizado a distribuição energética.