Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada. A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; os cães terão pelagem marrom, se forem homozigóticos bb. Sendo assim, qual é o resultado do cruzamento de um macho dourado com uma fêmea preta heterozigota?

2

Respostas

2014-08-30T21:30:28-03:00
Trata-se de hepistasia recessiva,o macho emviou o gene B ao filhote preto,e o b ao marrom,que é heterozigoto.por ser dourado é bb,Genotipo do macho eeBb.
9 4 9
A melhor resposta!
2014-08-30T21:33:19-03:00
E_B_ = pretos
__bb = marrons
eebb = dourados

eebb X EeBb

[aplicando a primeira lei de Mendel]

ee X Ee = 1/2 Ee 1/2 ee
bb X Bb = 1/2 bb 1/2 Bb

1/2 Ee x 1/2 bb = 1/4 Eebb
1/2 Ee x 1/2 Bb = 1/4 EeBb
1/2 ee x 1/2 bb = 1/4 eebb
1/2 ee x 1/2 Bb = 1/4 eeBb

1/4 marrons (4/16)
1/4 dourados (4/16)
2/4 pretos (8/16)
9 4 9