A energia liberada pela queima do etanol pode ser usada tanto em motores de combustão interna, como no cozimento de alimentos. Essa reação de combustão está representada pela equação não balanceada abaixo:
CH3CH2OH + O2 = CO2 + H2O
a) Determine a soma dos coeficientes mínimos inteiros que balanceiam corretamente a equação.
b) Determine a massa de água produzida quando são consumidos 6,4 g de oxigênio.

2

Respostas

2014-08-30T22:38:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1 CH3CH2OH + 3 O2 --> 2 CO2 + 3 H2O
1 : 3 : 2 : 3

a) 9 (1 + 3 + 2 + 3)

O2 = 32g = 1 mol
6,4g = 0,2 mol

3 mol O2 --- 3 mol H2O
0,2 mol O2 --- 0,2 mol H2O

b) 0,2 mol H2O = 0,2 . 18 = 3,6 g

3 3 3
A melhor resposta!
2014-08-31T01:18:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Basta contar os átomos (cada letra!!!!)
CH₃CH₂OH  (C₂H₆O)   +  O₂   ------>  CO₂    +  H₂O

na queima de 2 C   ------ >   2   CO₂
                    6 H   ------->   3   H₂O  
consumindo : 6 átomos de O

logo   1  (C₂H₆O)   + 3 O₂   ------>  2  CO₂    +    3  H₂O


b)   (Basta substituir o valor das letras O=16  H=1)

16*2                                            1*2 + 16
a massa do O₂ é 32 g/mol     e da água = 18 g/mol

logo  6,4 g/ 32 g   *      18 g = 3,6 g de água




3 4 3