Sobre a chamada “hipótese causal hidráulica”, elaborada pelo historiador Karl. A. Wittfogel,não podemos afirmar o seguinte:Escolha uma:
a. Conforme essa teoria, a unificação do Egito se deve à necessidade de uma administração centralizada das obras de irrigação para o funcionamento do complexo sistema agrícola num país de clima desértico.
b. Segundo essa teoria, para garantir os serviços de irrigação, necessários à agricultura em larga escala, o Estado tinha que organizar tiranicamente o trabalho compulsório das populações submetidas.
c. Para Wittfogel, as sociedades ocidentais, cujo modelo é a cultura grega clássica, seriam dinâmicas e criativas, por oposição às sociedades asiáticas, que tenderiam ao despotismo, ao imobilismo e à estagnação.
d. Apesar de suas limitações, essa teoria continua sendo aceita pela comunidade dos pesquisadores, pois contempla a complexidade dos processos históricos que pretende explicar, em vez de reduzi-los a esquemas rígidos e deterministas.

Resposta D

1
questões são:

1 - Apresente uma definição para o conceito de Hipótese Causal Hidráulica e outro para o conceito de Modo de Produção Asiático.

2 - Explique a razão que diferencia os dois conceitos para o autor, ou seja, quais são as opções teóricas de cada conceito.
essa é a resposta de qual?

Respostas

2014-08-30T22:59:07-03:00