Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-30T23:43:26-03:00
Os holandeses invadiram o Brasil em dois pontos. Em 1624 desembarcaram em Salvador na Bahia. Visavam não só se assenhorar da capital da colônia portuguesa na América, mas também conseguir ponto de apoio na rota para as Índias Orientais. Ficaram ali pouco tempo, rechaçados por frotas da Espanha.
Em 1630 invadiram Pernambuco principal região produtora de açúcar. Chegaram em 65 embarcações e mais de 7000 homens para restabelecer contato o direto com as fontes de produção açucareira, que passaram a dominar. Em poucos dias Olinda e Recife foram tomadas. Muitos fugiram para o sul e outros ficaram do lado dos holandeses, provavelmente por verem nele a continuidade do comércio açucareiro. A partir de então, durante 24 anos aquela região esteve por domínio holandês!
Depois de 24 anos quando Maurício de Nassau foi embora do Brasil, em razão de problemas que teve com a Companhia das Índias Ocidentais, que o mantinha aqui, os problemas começaram a aparecer. Somaram-se altos impostos, as cobranças de dívidas, fazendo com que os senhores de engenho liderassem o movimento que começou em Pernambuco. Após duas Batalhas de Guarapes, vencida pelos insurretos, começou a ser decidido o final do conflito. Em 1654, após alguns anos de luta, os holandeses deixaram o Brasil.
Depois disso eles se localizaram nas Antilhas ilhas que eram na América Central com a técnica que eles aprenderam aqui, começaram a produzir açúcar lá também e então houve a competição entre o Brasil e a Holanda, o Brasil perdeu fácil pois com a saída dos holandeses daqui eles começaram a entrar em crise, aliás de ali na América Central ser um local mais próximo do lugar onde ficavam os compradores de açúcar!