Respostas

2014-08-31T00:39:08-03:00
Se você separar a imagem em 3 partes, vai achar dois triângulos retângulos e um quadrado.
Por pitagoras(x^2 = a^2 + b^2) achamos que o terceiro lado do triangulo é 9, mas nesse caso nao é preciso nem fazer conta pois o triângulo é pitagorico(lados multiplos de 3,4 e 5)

Entao agora so precisamos achar a area dos triangulos e do quadrado!!

Area do triangulo: cateto x cateto/2 > 15 x 9/2
Area do triangulo = 67,5

Como são dois triângulos, multiplicamos por dois, logo a area dos dois triângulos é de 135

Agora a area do quadrado: lado x lado
9 x 9 = 81

Agora somamos as duas areas e temos a area total do paralelogramo
135 + 81 = 216 cm^2
A melhor resposta!
2014-08-31T00:39:09-03:00
Eduardo,


Para encontrar a area desse paralelogramo primeiramente vc precisa encontrar a medida da altura dele, que sera a mxm medida do cateto oposto ao ang.30° (trace uma linha imaginaria para vc conseguir visualizar o q eu digo), então teremos:
               CO
sen30 = -------
             Hip

           CO
1/2 = -------
           12

CO = 6 ------> medida da altura.

Agora para encontrar a area basta utilizar a formula da area

A=BxH

A= 15 x 6

A = 90cm²

Espero ter ajudado!!!
Bons estudos!!!


2 5 2