Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-31T11:39:44-03:00
Olá, Ronilda !

|x-1|=8

Observe que:

|a|=a, se a\ge0;

|a|=-a, se a<0

Assim, se x-1\ge0, temos x-1=8 e obtemos x=9.

Se x-1<0, segue que, -(x-1)=8, ou seja, -x+1=8 e obtemos x=-7

As soluções são -7 e 9. Observe:

|-7-1|=|-8|=-(-8)=8

|9-1|=|8|=8

Espero ter ajudado, até mais ^^
1 5 1
PR FAVOR
raiz[(3x-5)²] = 3x - 5
OBRIGADA ACABEI TODAS
E ACERTEI TAMBEM
o/
2014-08-31T11:42:42-03:00
Olá!

|x-1| = 8

Temos que pensar em duas opções, o valor dentro do módulo pode ser negativo ou pode ser positivo.

-(x-1) = 8
-x+1 = 8 ---> resolve a equação:
-x = 8-1
-x = 7 (*-1)
x=-7

Ou: 
+(x-1) = 8
x-1 = 8
x = 8+1
x = 9

Percebe-se que o sinal multiplica o que está dentro do ( ).

S: {-7,9}




1 5 1
tenho outra pergunta sobre modulos
as possíveis soluções da equação modular modulo 3-2 -13 sao
modulo 3-2=13