Respostas

2014-08-31T12:13:09-03:00

 O que é onda ? Quando eu coloco uma fila de dominós, por exemplo, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irão cair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó". Podemos ver neste caso o que é uma perturbação se propagando de um lugar para o outro. A perturbação causada no primeiro dominó chegou até o último, derrubando-o, apesar de cada dominó não ter saído da sua posição inicial. Note também que somente a energia aplicada ao primeiro dominó chegou até a última peça. A perturbação transportou somente energia portanto.O que acontece na onda é mais ou menos isso. Uma perturbação é causada, por alguém ou por alguma fonte, e esta perturbação propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. Veja alguns exemplos:  Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e a perturbação propaga-se até a outra extremidade;   Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbação nas águas do oceano, e esta perturbação propaga-se até encontrar algum continente, causando ondas gigantes conhecidas como Tsunamis. Estas ondas causam muita destruição quando chegam às praias;  Um alto falante causa uma perturbação nas moléculas de ar, e esta perturbação propaga-se até nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o som gerado pelo mesmo;Como já vimos, chamamos de pulso uma perturbação que se propaga, e damos o nome de onda a uma seqüência de pulsos periódicos.  Ondas mecânicas e eletromagnéticas Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. A perturbação causada no dominó somente se moveu por causa dos dominós, sem eles ela nem existiria. Como exemplo temos as ondas no oceano, o som etc. Todas são perturbações causadas em meios materiais. Já as ondas eletromagnéticas não precisam de meios materiais para irem de um lugar para o outro. A perturbação é causada em campos eletromagnéticos e se propaga através deles. A luz é um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do Sol chega até nós mesmo existindo vácuo no espaço. Outros exemplos de ondas eletromagnéticas são as microondas, as ondas de rádio etc.  Tipos de ondas Basicamente existem dois tipos de ondas, as ondas transversais e as longitudinais.Vamos ver as diferenças que existem entre elas. Ondas TransversaisEsta onda tem a forma que vemos na figura abaixo. Será que você consegue imaginar uma situação onde ela ocorra
1 5 1
Está certo?
Ta sim flor. Brigadão pela sua ajuda
De Nada!
A melhor resposta!
2014-08-31T12:17:15-03:00
1- A luz é uma onda eletromagnética. 
2 - Um espectro luminoso é a decomposição da luz em frequência ou comprimento de onda, como por exemplo o experimento de Newton, quando fez a luz incidir sobre um anteparo. 
3 - Frequência da micro-onda: frequência de 109 Hz até 1011 Hz e comprimento de onda de 1 mm a 300 mm.
1 5 1